A Tese
Esta pesquisa argumenta que a tecnologia não é neutra, mas carrega valores sociais e políticos que devem ser discutidos democraticamente no contexto educacional, fundamentando-se na Teoria Crítica da Tecnologia de Andrew Feenberg.
O estudo analisa a importância da integração crítica e reflexiva das tecnologias digitais no currículo escolar brasileiro, com foco no Pensamento Computacional como competência essencial prevista pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Critica-se a abordagem predominantemente instrumental das tecnologias nas escolas, propondo uma formação docente que vá além do domínio técnico, abrangendo uma reflexão profunda sobre as implicações éticas, sociais e culturais.
Grupo de Pesquisa
A pesquisa foi desenvolvida com a valiosa participação de docentes em formação, fortalecendo a conexão entre a teoria e a prática pedagógica.
A investigação contou com a colaboração de professores em formação inicial vinculados ao grupo PET Conexões de Saberes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Metodologia de Pesquisa
Para conduzir a investigação, foi adotada uma metodologia mista que combina diferentes abordagens para uma análise completa e aprofundada.
- Pesquisa Baseada em Design (DBR): Uma abordagem prática para desenvolver soluções educacionais em ciclos de diagnóstico, desenvolvimento e avaliação.
- Oficinas Formativas: Realização de encontros práticos com professores utilizando ferramentas como Scratch, CSFirst e estratégias de Computação Desplugada.
- Ambiente Virtual de Aprendizagem: Com base nas necessidades identificadas, foram criados 6 cursos temáticos em um ambiente Moodle, abordando desde a BNCC Computação até práticas com Scratch e Cultura Digital.
- Instrumentos de Coleta de Dados: Utilização de questionários como a Autoavaliação de Competências Digitais (Guia Edutec) e um formulário específico sobre a Perspectiva Crítica da Tecnologia.
Produção Acadêmica
A principal contribuição científica resultante desta pesquisa além da própria tese, que articula de forma inovadora a autoavaliação docente com os fundamentos da Teoria Crítica da Tecnologia.
Leia a Tese Completa
Explore em profundidade os resultados, as análises e os materiais formativos desenvolvidos nesta pesquisa. O documento completo está disponível para consulta e download.