Uma Análise à Luz da Teoria Crítica da Tecnologia
Minha preparação para ingressar no Programa de Doutorado em Educação da UFTM veio da necessidade de entender, em profundidade, os aspectos pedagógicos que embasam os sistemas de informação utilizados como apoio ao ensino e à aprendizagem.
Durante minha vida profissional como Analista de Tecnologia da Informação, responsável pelo gerenciamento e codificação de projetos, mantive um interesse constante pela área de Tecnologias Educacionais. Mesmo com graduação em Sistemas de Informação, minha atuação em instituições de ensino e a busca por especializações em temas educacionais foram uma constante.
Essa trajetória entre as duas áreas me proporcionou a oportunidade de ser convidada a ministrar diversas formações on-line para apoiar os professores de Uberaba na utilização das ferramentas digitais do Google for Education, uma iniciativa da Prefeitura para viabilizar o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia.
Em 2020, intensifiquei minha preparação acadêmica ao ingressar no grupo de pesquisa EDUCA, da UFTM, participando ativamente do Webinário de Pesquisa em Educação. Essa imersão, aliada à minha atuação no setor de Educação a Distância da UFTM, culminou na publicação do artigo “O uso do ambiente Virtual Moodle, para apoio ao ensino remoto”, apresentado no V Workshop em Tecnologias, Linguagens e Comunicação do IFTM.
"Compreendo a tecnologia não como um fim em si mesma, mas como um meio para a transformação social e para a construção de uma educação mais democrática, crítica e participativa."
No doutorado, meu objetivo é investigar a formação de professores para o ensino do Pensamento Computacional, sob a perspectiva da Teoria Crítica da Tecnologia. Pretendo analisar como os docentes podem ser preparados não apenas para usar ferramentas, mas para compreender suas implicações sociais e políticas, promovendo um uso que favoreça a autonomia e a emancipação dos estudantes.