Recursos educacionais digitais como objeto de estudo nos Programas de Mestrados Profissionais em Educação

Vanessa Cristine Silva, Ricael Spirandeli Rocha, José Lucas Pedreira Bueno

 

A pesquisa teve como objetivo avaliar a produção Científica dos Programas de Mestrados de Educação Profissional (MPE) em relação às tecnologias educacionais em diferentes perspectivas como formação de professores para o uso de TDICs, ensino-aprendizagem, descrevendo e analisando as contribuições construídas análise  por meio de uma análise documentaldas dissertações disponíveis no Banco de Dissertações e Teses da Capes. Como conclusão, foi observado que a maioria das pesquisas buscam experienciar o uso de TICS no processode ensino e aprendizagem, sendo ajudando o professor a aplicá-lo em sua prática, seja avaliando sua potencialidade na aprendizagem do aluno ou construindo algum produto para aplicar no ensino, porém alguns trabalhos relataram sobre a inclusão digital e a acessibilidade às tecnologias. 

Possibilidade  pedagógicas  no  ambiente  virtual  Moodle  para  práticas baseada na  aprendizagem por competência.

Vanessa Cristine Silva, Rosemary de Fátima Andrade

             O ambiente Virtual de aprendizagem – AVA Moodle vem se aprimorando para atender novas abordagens pedagógicas para apoiar o professor em suas  estratégias e práticas principalmente as ligadas aos modelos pedagógicos em Educação a distância. O objetivo dessa pesquisa é aplicar conceitos de modelos de competências em EAD já pesquisados e analisar se a plataforma consegue apoiar o professor na aplicação destas práticas em uma sala de aula virtual baseando-se na aprendizagem por competência (Competency-based education -CBE).  

 

O USO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE PARA APOIO AO ENSINO REMOTO NA UFTM



https://drive.google.com/file/d/1jVKLxX-BLlnGGnYSjaQNAqfaO8Task9z/view

SMART DB: SOFTWARE DE ENSINO DE BANCO DADOS BASEADO NA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA




https://drive.google.com/file/d/15MhsM0SuTvPSKvOt4fyPG-t7erJ_k_im/view

MAPEAMENTO DE RECURSOS PARA O USO METODOLOGIAS ATIVAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/issue/view/7

 

Última atualização: sexta-feira, 9 mai. 2025, 16:47